January 11, 2011

o que é os doadores de sonhos?

Já dizia Leleo do filme Lisbela e o Prisioneiro: "Viver é que nem andar de bicicleta, moça. Se a gente parar, a gente cai!"

Doadores de sonhos é um sonho no qual o participante realiza um sonho que muito facilmente aquele que tem condições, poderia fazer por alguém numa situação inferior.
Ora. Se ha uma diferença social que se pronuncia cruel diante dos homens, e o desejo de conquista, supera muitas vezes, o desejo de ser honesto, viver bem e harmonicamente numa sociedade de diferenças culturais, financeiras, familiares... Aqueles que podem, devem sem duvida, se disporem a fazer o bem e o melhor que puder para minimizar o sofrimento que tais diferenças trazem consigo.
E não é uma questão de termos ou não, a ver com a penúria alheia! O que não podemos de maneira alguma, até porque estamos todos num mesmo navio, que embora sendo o mesmo, conserva suas classes diferenciadas umas das outras; é sermos acometidos de terrível indiferentismo.
A alienação é a maior chaga debilitante da sociedade. Seja em que âmbito pensar! É óbvio que se faz distinção daqueles que singularmente tem feito sua parte, talvez já fazendo a assepsia necessário para a cura desta chaga. Contudo, ainda é muito pouco dado a demanda crescente e descontrolada que se pode perceber.
O apostolo Paulo fala aos Romanos, na bíblia sagrada dos crentes, algo parecido a respeito do forte que deve, a exemplo de Cristo Jesus, viver com o propósito único de dar suporte ao fraco. E ainda firma que uma vez contrariada esta premissa, aquele que tem força, torna-se inútil. Também noutro lugar, Jesus conta uma parábola para fazer entender que a responsabilidade é pessoal nossa. Tal parábola, firma-se sob perspectiva de não negar ajuda humanitária, nem mesmo aos manifestos inimigos. O bom samaritano assim procedeu, realizando aquilo que estava em sua condição.
Vejam, os “Doadores de Sonhos” é um movimento socialmente revolucionário que a meu ver, é o remédio mais proficiente no tratamento das chagas que debilitam até aqueles que se dizem cristãos. Afora, o declínio pelo qual nos posicionamos muitas vezes, tem sido o alimento nocivo para a vida que sonhamos.
Em certo lugar, um salmista faz menção a esta vida como no momento que o povo se via livre da opressão de seus inimigos. O que para mim, coaduna plenamente com o propósito aqui firmado, que é o de fazer aquilo que podemos, intentando o não acumulo de tarefas pendentes. O amortecimento de nossa dívida social é para os doadores de sonhos, uma expressão que se pronuncia no sentido de saudar-la.
Encaminhar um menino de rua para um educandário, providenciar abrigo ao que queira se abrigar, alimentar aquele que padece fome, consolar a mãe que chora pela perda de um filho para as Drogas, visitar o enfermo no seu leito, levar um conselho ao que está preso, ser uma bussola para o estrangeiro; tudo isto é doar sonhos.
Mesmo para fazer isto precisamos de uma rede de contatos que viabilize tais feitos.
Pois aquele que pode, deve por sua vez, fazer aquilo que em seu coração se propõem. Ao pode, fazer uma escola não é nada. Do mesmo jeito que para uma grande empresa montar um abrigo onde se possa oferecer um curso profissionalizante para que aquele que precisa. São coisas que minimizam o dano causado pela maldosa indiferença no coração do homem que pode. Todos podemos alguma coisa. 

Leônidas S S Valente

No comments:

Post a Comment